Mafra | Concerto de Natal da Academia de Música de Santa Cecília [Vídeo]

Jornal de Mafra 2017.12.18 18h40m10s 020

Nas noites de 16 e 17 de Dezembro, a Basílica do Palácio Nacional de Mafra recebeu, pelo 2.º ano consecutivo, dois concertos de Natal a cargo da Academia de Música de Santa Cecília (AMSC), em que aos seis órgãos da Basílica se juntaram  mais de 300 vozes dos agrupamentos musicais desta academia (ensemble vocal, coro dos 2º e 3º ciclo e do secundário). com Direcção de António Gonçalves.

Do programa deste ano fizeram parte temas tradicionais como “O menino está dormindo” ou “Gloria in excelsis Deo” e temas já tocados no concerto do ano passado. Tal como em 2016, este ano estrearam-se novos arranjos de temas de Natal de Filipe Raposo e Carlos Garcia e uma peça original de Eurico Carrapatoso.

Para além das 300 vozes. o concerto contou ainda com a voz da Soprano, Rafaela Faria e com os 6 organistas, Rui Paiva (órgão da Epístola), Flávia Almeida Castro (órgão do Evangelho), Carlos Garcia (órgão de S. Pedro d’Alcântara), João Valério (aluno da Academia de Música de Santa Cecília [AMSC]) (órgão do Sacramento), Liliana Silva (órgão da Conceição) e Afonso Dias (aluno da AMSC) (órgão de Sta. Bárbara).

Os dois concertos estiveram completamente esgotados, tendo contado com a presença do Ministro da Cultura no dia 16 de Dezembro.

O concerto de ontem, 17 de Dezembro, foi transmitido em directo para toda a Europa através da Antena 2 e irá ser transmitido na RTP2 no dia 24 de Dezembro, às 23h15.

Leia também