Cinema | Estreias da Semana – 23 de Novembro 2017

cinema

3x3D

Título original: 3x3D
De: Jean-Luc Godard, Peter Greenaway, Edgar Pêra
Com: Carolina Amaral, Keith Davis, Leonor Keil, Nuno Melo
Género: Comédia Dramática
Classificação: M/12
Outros dados: POR/FRA, 2013, Cores, 70 min

Na cidade de Guimarães, um lugar com mais de dois mil anos, três realizadores, Jean-Luc Godard, Peter Greenaway e Edgar Pêra, exploram o 3D e a sua evolução no mundo do cinema. Just in Time, de Greenaway, relembra a história da cidade, atravessando dois milénios ao redor do Paço dos Duques de Bragança num plano sequência de 16 minutos que segue um percurso entre a Praça da Oliveira, a igreja da Senhora da Oliveira e os claustros do Museu Alberto Sampaio. The Three Disasters, é o vídeo-ensaio de Godard que parte de material de arquivo para se debruçar sobre a fragmentação da história e a sua intersecção com a história do cinema. Cinesapiens, de Pêra, é a primeira produção do país a usar o 3D; o filme explora o papel do público na experiência de ver um filme, utilizando um grupo de espectadores dentro de uma sala de cinema em Guimarães.

 

Centro Histórico

Título original: Centro Histórico
De: Aki Kaurismaki, Manoel de Oliveira, Victor Erice, Pedro Costa
Classificação: M/12
Outros dados: POR, 2012, Cores, 89 min

Centro Histórico reúne quatro curtas metragens de quatro realizadores: os portugueses Manoel de Oliveira e Pedro Costa, o finlandês Aki Kaurismäki e o espanhol Victor Erice. O filme resulta de uma encomenda da Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura para mostrar “as histórias que a cidade tem para contar”. Aki Kaurismäki, em O Tasqueiro, começa com uma comédia agridoce sem diálogos sobre um taberneiro, que vê muito sem realmente experimentar o que quer que seja. Sweet Exorcist, de Pedro Costa, é um mergulho reflexivo na memória colonial através de um elevador onde estão um emigrante cabo-verdiano, o Ventura que já participou em Juventude em Marcha, e um soldado português. No lado documental, Vidros Partidos, do basco Victor Erice, presta homenagem à indústria têxtil centenária de Guimarães, fixando-se nos operários de uma fábrica de vidro inaugurada no século XIX e encerrada em 2002. A última palavra é a do mais antigo realizador no activo, Manoel de Oliveira, que em O Conquistador Conquistado brinca com a avalanche de turistas no centro histórico de Guimarães e as suas fotografias.

 

Coco

Título original: Coco
De: Lee Unkrich, Adrian Molina
Com: Edward James Olmos (Voz), Benjamin Bratt (Voz), Alanna Ubach (Voz), Gael García Bernal (Voz)
Género: Animação, Comédia
Classificação: M/6
Outros dados: EUA, 2017, Cores

Miguel é um menino de 12 anos que sonha vir a ser um músico famoso, mas que vive contrariado pela família. Ainda assim, Miguel vive com a determinação de tornar o seu sonho em realidade e pelo caminho acaba desencadeando uma série de acontecimentos ligados a um mistério de 100 anos.

 

Gauguin

Título original: Gauguin – Voyage de Tahiti
De: Edouard Deluc
Com: Vincent Cassel, Tuheï Adams, Malik Zidi
Género: Drama, Biografia
Classificação: M/12
Outros dados: FRA, 2017, Cores, 112 min

1891, Gauguin foi para o Taiti para encontrar a sua pintura, como um homem livre, no lado selvagem, longe da moral, política e estética dos códigos da Europa civilizada. Embrenha-se na selva, enfrentando a solidão, a pobreza, a doença. Aí conhece Tehura, que se viria a tornar a sua mulher e o tema das suas principais obras.

 

 

O Espírito da Festa

Título original: Le Sens de la Fête
De: Olivier Nakache, Eric Toledano
Com: Jean-Pierre Bacri, Jean-Paul Rouve, Gilles Lellouche
Género: Comédia
Classificação: M/12
Outros dados: CAN/FRA/BEL, 2017, Cores, 117 min

Max, responsável pelo catering do evento com a sua empresa que gere há mais de 30 anos, recrutou como de costume uma equipa de empregados, cozinheiros e lavadores de pratos, para além de ter também aconselhado o casal em relação à escolha de fotógrafo e ter reservado a banda: tudo para que a festa seja um sucesso. Desde as preparações iniciais até madrugada, os bastidores de uma celebração na perspetiva de quem trabalha no evento. Todos eles terão de contar com o seu único talento partilhado: saber como organizar uma festa em grande.

 

O Homem do Coração de Ferro

Título original: HHhH
De: Cédric Jimenez
Com: Rosamund Pike, Mia Wasikowska, Jason Clarke, Jack O’Connell
Género: Drama, Biografia
Classificação: M/16
Outros dados: GB/FRA/EUA/BEL, 2017, Cores, 120 min

A ascensão meteórica de Reinhard Heydrich, até se tornar um dos principais líderes do regime Nazi, foi tão furiosa e implacável quanto os horrores que infligiu aos povos europeus antes e durante a Segunda Guerra Mundial. Iniciado na ideologia Nazi pela sua esposa, Lina – uma aristocrata que o acompanhou durante a ascensão ao poder, Heydrich foi o principal arquiteto da “Solução Final” e uma força imparável. Contudo, um pequeno grupo da Resistência Checa, treinado pelos Britânicos e dirigido por membros exilados do governo checoslovaco, procurava parar o imparável. Num ato ousado, paraquedistas liderados por Jan Kubiš e Jozef Gabcík atacaram Heydrich, enquanto este passava numa rua de Praga, causando-lhe ferimentos fatais. Reinhard Heydrich tornou-se assim o oficial de maior patente a ser morto durante a Segunda Guerra Mundial.

 

O Quadrado

Título original: The Square
De: Ruben Östlund
Com: Claes Bang, Elisabeth Moss, Dominic West, Christopher Læssø
Género: Comédia Dramática
Outros dados: SUE/DIN/ALE/FRA, 2017, Cores, 142 min

Christian é o respeitado curador de um museu de arte contemporânea; homem divorciado e bom pai dos seus dois filhos, conduz um carro elétrico e apoia boas causas. A sua próxima exposição, “O Quadrado”, é uma instalação que pretende evocar o altruísmo em quem a vê, recordando-nos o nosso papel enquanto seres humanos responsáveis pelos nossos congéneres. Mas às vezes é difícil viver à altura dos nossos ideais: a resposta incauta de Christian ao roubo do seu telefone vai conduzi-lo a situações das quais ele se envergonha. Entretanto, os Relações Públicas do museu criam uma campanha inesperada para “O Quadrado”. A reação é inflamada e lança Christian, bem como o próprio museu, numa crise existencial.

 

Só Para Bravos

Título original: Only the Brave
De: Joseph Kosinski
Com: Josh Brolin, Miles Teller, Jeff Bridges, Jennifer Connelly, Andie MacDowell
Género: Drama, Biografia
Classificação: M/12
Outros dados: EUA, 2017, Cores, 133 min

Todos os homens são criados da mesma maneira… depois, só alguns deles se tornam bombeiros. É a história heroica de uma unidade elite de bombeiros que, através da esperança, determinação, sacrifício e o impulso para proteger famílias, comunidades e o seu país são para eles o ato mais importante da vida.

 

Woodshock

Título original: Woodshock
De: Kate Mulleavy, Laura Mulleavy
Com: Kirsten Dunst, Joe Cole, Pilou Asbæk
Género: Drama, Thriller
Classificação: M/16
Outros dados: EUA, 2017, Cores, 100 min

Theresa vive assombrada por uma profunda perda e encontra-se no precário limbo entre um estado emocional fraturado e os efeitos psicadélicos de uma potente droga derivada da canábis. O espetador mergulha na exploração do seu isolamento, da paranoia e da dor, alternando entre o seu mundo fantasioso e parcelas de realidade.

 

Leia também