Palácio de Monserrate | Coberturas Inferiores estão a ser recuperadas

Jornal de Mafra 2017.11.16 18h43m00s 032

A intervenção nas coberturas inferiores do Palácio de Monserrate, estão a ser realizadas pela Parques de Sintra, e visão “eliminar as infiltrações causadas pelo envelhecimento dos materiais e deverá estar concluída no final de janeiro de 2018”.

Os trabalhos irão decorrer por baixo de uma cobertura provisória que irá ser instalada para permitir que as obras decorram sem “risco de afetar” a decoração (estuque, pintura e madeira) interior do Palácio.

“A intervenção consistirá na desmontagem das várias camadas de materiais e posterior remontagem, sendo que a principal novidade será a substituição da atual membrana betuminosa com funções de subtelha por uma cobertura de zinco, que oferecerá maior longevidade e garantias de estanquidade.

Para o revestimento final em telhas cerâmicas, produzidas especialmente para este edifício, serão reaproveitadas todas as que estejam em boas condições, e será executado um novo tipo de fixação. Nas zonas planas será restaurado o revestimento em folha de chumbo original, e nos beirados serão recuperados os elementos decorativos em argamassa e madeira.”

Durante os trabalhos serão aproveitados todos os materiais “que estiverem em boas condições, ou que possam ser restaurados.”

Paralelamente, o sistema de drenagem de águas pluviais e a iluminação exterior do Palácio, também vão ser beneficiados.

O valor previsto para esta intervenção é de 145 mil euros.

 

[Imagem: PSML]

Leia também