17 Novembro | Comemoração dos 300 anos sem fogo de artifício

Jornal de Mafra 2017.11.07 16h01m59s 004

Estão agendadas varias actividades para o dia 17 de Novembro, quando se  comemora o Tricentenário do Lançamento da 1.ª Pedra do Real Edifício de Mafra.

Conferência “Do Tratado à Obra”
Hora:  9h00

Lançamento da Revista “Monumentos 35”
Hora:  18h30

Inauguração da exposição “Do Tratado à Obra”
Hora: 19h00

Grande concerto comemorativo do Lançamento da 1.ª Pedra (concerto a seis órgãos com coro )
Hora: 22h00

 

As comemorações de dia 17 de Novembro não vão contar com fogo de artifício, segundo a Câmara Municipal de Mafra, por questões de “salvaguarda da segurança do edifício”.

Esta decisão da Câmara de Mafra deixa por explicar as razões pelas quais aquele órgão do poder local decidiu por em causa a segurança do edifício, quando patrocinou em 17 de Novembro de 2016, um espectáculo de fogo de artifício que utilizou como plataforma de lançamento o próprio edifício do Palácio Nacional de Mafra. É urgente definir as responsabilidades, as competências de gestão e de tutela do Palácio Nacional de Mafra no seu todo, da Basílica e dos artefactos artísticos e arquitectónicos à guarda dos militares da Escola das Armas.

Afinal quem é responsável por aquele património? Os militares, o estado (Ministério da Cultura), a Paroquia Católica Apostólica Romana ou a Câmara Municipal?

Leia também