Torres Vedras | Largo Co(n)vida

capaaaaaa

 

De 8 a 23 de Setembro a Cidade de Torres Vedras vai receber mais uma edição do Largo Co(n)vida.

O Largo Co(n)vida trata-se de um “programa cultural já bem conhecido que irá inundar praças, largos, ruas e parques do centro histórico.
Os largos de S. Pedro, Wellington, Infante D. Henrique, assim como a Praça do Município é a Praça Dr. Alberto Avelino vão receber diferentes propostas artísticas ao nível da dança, da música e das artes performativas, convidando a população a viver o espaço público e a contribuir para a revitalização do centro histórico.”

 

A 6ª edição do Largo Co(n)vida tem o seguinte programa:

Dias 8 e 9 de Setembro
21h30 – Espetáculo “Já ouvi isto!” com o grupo Formas de Fado na Praça do Município

Espetáculo onde novas terras se misturam com outros temas que deixaram saudades.
Dia 9 de Setembro
22h00 – Teatro de rua “Insekto” na Praça Dr. Alberto Avelino

“Insekto” é um espetáculo de teatro de rua, físico, visual, não-verbal, com música original e com recurso a acrobacia aérea, concebido a partir d’ “A Metamorfose” de Franz Kafka.
A “Metamorfose” conta a história de Gregor Samsa, um homem que acorda um dia transformado em inseto. Nesta obra, o autor discorre sobre o estado emocional do ser humano, analisando o comportamento de Gregor e de sua família.
Esta história lida com um acontecimento absurdo e irracional que sugere um mundo confuso e caótico…

Dia 15 de Setembro
22h00 –  Performance “Baixos e Altos” no Largo Infante D. Henrique

Esquece as retas. Pensa em círculos, em curvas, em BAIXOS E ALTOS.
Assim, as surpresas da vida surpreender-te-ão menos.
Pensa em labirintos, em tramas de tecidos, em caminhos, pontos cruzados, montanhas russas, em idas e vindas.
Lembra-te da beleza da surpresa e da magnitude do desconhecido. Da emoção de cada passo e da probabilidade fantástica de dar certo ou errado. Mais ainda, reflete sobre a poderosa mudança do conceito de CERTO E ERRADO. Não penses em dados ou estatísticas, considera a vibração, o pulsar das batidas do teu coração.
Aceita a queda!
Dia 16 de Setembro
22h00 –  Espetáculo de dança “Instados a Pensar” na Praça Dr. Alberto Avelino

“Parti a memória em pedaços,
e vou deixá-la no ar a respirar,
parti a memória em sangue,
a emoção e a razão, dão tanto que falar!
Pensei e falei,
pensar que cheguei a falar onde Me Calei!
E de tanto falar, pensar a falar e calar-me a pensar,
Cheguei onde pensei que nunca iria chegar!
E a emoção e a razão,
na cabeça, no coração,
Do real, da Ilusão,
são os mistérios do corpo, Deslumbrante invenção!”

 

Dia 22 de Setembro
22h00 – Circo Contemporâneo “E-NXADA” no Largo de Wellington

Espetáculo de circo contemporâneo que remete para a ruralidade, a sua desconstrução e imaginário sob um ponto de vista urbano e contemporâneo.
Investigação artística através da relação do corpo e do objeto em cruzamento com a instalação plástica, composição sonora e iluminação.
Partindo da ideia do trabalho original e primário e do seu lugar no espaço urbano atual, escolheu-se um objeto que cava os tempos até hoje – a enxada. Símbolo de trabalho, de ligação entre o passado e o presente, de repetição e equilíbrio comuns ao circo contemporâneo.
Dia 23 de Setembro
22h00 – Teatro “Mira! Mira! Miró! Mirando” no Largo de S. Pedro

Mira!Mira!Miró, Mirando!
Um espetáculo de teatro de rua contemporâneo com inspiração na obra do pintor catalão Joan Miró, que explora performaticamente o seu universo pictórico e mágico, repleto de cores, coisas, formas, seres e figuras mais ou menos abstratas, transformando-as em personagens vivas que participam, interpretam e contam as histórias que o artista pintou nos seus quadros.

Mira!Mira!Miró, Mirando!
Teatro físico e sem palavras, interpelando várias disciplinas das artes de palco, com música ao vivo, que dialoga com o espaço envolvente e onde os atores descobrem, jogam e subvertem objetos do quotidiano, convertendo-os em personagens e formas animadas para contracenarem em conjunto.

Mira!Mira!Miró, Mirando!
Concebido para criar uma atmosfera de grande envolvimento do público, através de jogos dramáticos que implicam a sua participação ativa no desenrolar da representação.

Leia também