06 MAI 2017 | Viver em Harmonia | Patrícia Esteves

ORIGEM DO SER BANNER1-entre-artigos

 

Superar as más Recordações

 

A nossa mente ainda hoje é um mistério.

Nela ficam gravados os bons momentos, mas acima de tudo os momentos mais impactantes na nossa vida. Mais do que os momentos, ficam gravadas as emoções desses momentos.

E a nossa Mente é tão inteligente que quando nos acontece algo semelhante, automaticamente são ligados “alertas”, mecanismos de “defesa” cuja intenção é alertar-nos de que a situação é semelhante a outra que já nos fez sofrer. A forma como a Mente nos recorda disso é devolvendo ao momento actual emoções e sentimentos que foram activados por um momento passado.

No entanto esses sentimentos e emoções voltam de forma exactamente igual e a eles juntam-se as emoções da nova situação.

Vou dar um exemplo. Imagine que foi traído numa relação anterior. sofreu todas essas emoções. Se por um qualquer acaso desconfiar ou até mesmo se confirmar que é traido na relação actual todos esses sentimentos vão voltar exponensiados.

A boa notícia é que da mesma forma que o nosso cérebro foi programado, ele pode também ser programado para se “curar” desses “gatilhos emocionais”.

rt

Deixo-lhe um exercício do Dr Richard Blander, um dos co-fundadores da Programação Neurolinguística e um dos maiores estudiosos da mente humana.

Exercício para alterar as más Recordações

  1. Pense numa recordação em que quer deixar de pensar
  2. Crie uma imagem dessa recordação como se fosse uma tela parada.
  3. Vá directa para a parte direita dessa tela, congele a imagem e imagine uma enorme borracha branca a apagá-la da direita para a esquerda.
  4. Repita o ponto 2. e 3. 3 vezes, sempre com a mesma imagem.

Veja-se a si próprio no final do filme e projecte-se de trás para a frente, como se o estivesse a rebobinar com as imagens e os sons ao contrário.

  1. Irá verificar que quando tentar pensas nas más recordações mais difícil vai ser lembrar-se delas.

PubPUB

Achou este artigo interessante, partilhe-o com os seus amigos!

VISITE TAMBÉM A PRIMEIRA PÁGINA DO JORNAL DE MAFRA

Partilhe com os seus amigos!