16 MAI 2017 | Vamos à Farmácia | Ana Quintela

Alergias e Nariz a Pingar

 

As recentes variações do clima, dias de muito calor e outros ventosos e de chuva, não só determinam a roupa que vestimos, como também estão relacionados com um aumento dos alérgenos no meio ambiente. E, infelizmente para quem sofre de alergias ao pólen, de acordo com a Rede Portuguesa de Aerobiologia, ainda estamos numa época do ano com muito elevadas concentrações de pólen atmosférico.

Este artigo foca-se em dicas para aliviar a terrível congestão nasal e o constante pingo no nariz que para muitos de nós se mantêm persistentes nestes dias de Primavera.

 

Beba muitos líquidos

Quanto mais líquidos conseguir ingerir, melhor. A água ajuda a fluidificar as secreções, tornando-as mais fáceis de remover das vias aéreas.

 

Faça vapores

Mesmo que não possua uma máquina de aerossóis, sentar-se simplesmente junto ao chuveiro quente ligado, ou inalar vapor de um tacho de água quente ajuda a acalmar as muscosas. Pois, quando humedecemos as vias aéreas, as secreções tornam-se muito mais fáceis de eliminar. Adicionalmente, se tiver a possibilidade de usar um humidificador em casa, faça-o, pois nestes casos é sempre vantajoso aumentar um pouco a humidade no ambiente que nos rodeia.

 

Água com sal

Use sprays de água do mar ou soro fisiológico para melhor limpar as vias aéreas. A lavagem nasal é importante e deve ser feita com regularidade. Embora os dois sejam semelhantes e o soro fisiológico seja até mais barato, a água do mar (de preferência a hipertónica), é preferível pois é mais mineralizada e sai em spray, o que promove uma lavagem nasal mais eficaz.

 

Descanse mais horas

Quando o nosso sistema imunitário responde de uma forma exacerbada, o que acontece em situações alérgicas, manter uma boa rotina de sono é essencial, pois ajuda o organismo a regenerar mais rapidamente.

 

Gengibre

Mastigar gengibre, ou beber chá de gengibre com mel é outra alternativa natural para aliviar a congestão nasal.

 

Pimenta de caiena

Adicionar na comida esta especiaria com propriedades anti-histamínicas traz grandes benefícios no alívio da congestão nasal, pois permite assoar o nariz com mais eficácia, facilitando a remoção das secreções.

 

Medicamentos

Estão comercializados diversos medicamentos não-sujeitos a receita médica que permitem um alívio da congestão nasal. São exemplos, os anti-histamínicos e alguns descongestionantes nasais (em comprimidos ou em spray). Casos não sofra de outros problemas de saúde, estes medicamentos podem ser usados durante uma semana e proporcionam um bom alívio da congestão nasal e do pingo no nariz.

 

Quando ir ao médico?

Se habitualmente sofre de alergias deve ser seguido pelo seu médico assistente, bem como tomar medicação preventiva, que é feita sazonalmente de forma a evitar crises alérgicas mais acentuadas. Mas, quem sempre sofreu de alergias ao longo da vida acaba por aprender a conhecer os tratamentos que melhor resultam no seu organismo. Ainda assim, em determinados casos é necessário recorrer ao médico.

Se os sintomas alérgicos se mantêm exacerbados mais de duas semanas, se sente falta de ar, se as secreções nasais apresentam uma cor amarelada acompanhada de dor de cabeça e febre, é recomendado que procure ajuda médica.

 

Se sofre de alergias, cuide de si!

 

PubPUB

Achou este artigo interessante, partilhe-o com os seus amigos!

VISITE TAMBÉM A PRIMEIRA PÁGINA DO JORNAL DE MAFRA

Partilhe com os seus amigos!