Tradições de Fim de ano

fim de ano

Tradições de Fim de ano

 

Por cá, os portugueses gostam de comer 12 passas à meia-noite, acompanhadas de champanhe, enquanto batem com as tampas das panelas e usam roupa interior azul, tendo no bolso, ou escondendo uma notazita nos sapatos.

Mas espreitemos as tradições noutros países.

Espanha

Aqui ao lado, na vizinha Espanha, a tradição de Ano Novo para dar boa sorte é comer as 12 passas, uma, a cada badalada, e pedir um desejo.

Itália

Os italianos escrevem os seus desejos num papel que atiram para a lareira às 12 badaladas, esperando que estes se realizem.
Em Itália também faz parte da tradição deitar fora roupas, peças, mobílias e objetos que já não precisam, para simbolizar a renovação e o recomeço.

Dinamarca

Na noite da passagem do ano, os dinamarqueses têm por tradição atirar pratos velhos contra as portas dos familiares e amigos para desejar boa sorte no ano que está a chegar.

Bolívia

A tradição de ano novo na Bolívia é cozinhar bolos, nos quais escondem uma moeda. Quem encontrar a moeda encontrará também sorte no ano seguinte.

Filipinas

Na noite da mudança de ano tudo deve ser redondo. Tudo gira em torno do dinheiro, por isso os filipinos usam roupas com bolinhas e comem alimentos redondos. Nunca se esquecem de ter muitas moedas nos bolsos.

Chile

A tradição é dormir no cemitério, na companhia de quem já morreu.

América do Sul

Nalguns países da América do Sul, a tradição é vestir roupa interior colorida na noite da passagem de ano e no dia 1 de janeiro.

África do Sul

Na África do Sul as famílias lançam mobílias antigas pela janela, para esquecer o que de mau aconteceu no ano que está a terminar.

Equador

A tradição é andar uma com a mala de viagem vazia pela rua, para atrair dinheiro e viagens para o novo ano.

Estónia

A comida é o centro da passagem de ano. No dia 1 de janeiro as pessoas comem entre 7 ou 12 vezes (números da sorte no país).

 

Leia também