21 MAR 2017 | Cultura & Lazer | JM

A Tapada Nacional de Mafra é um “parque natural” com 833 hectares completamente delimitado por um muro de 3 metros de altura, onde as árvores, sobretudo sobreiros, carvalhos e azinheiras, pinheiros mansos e pinheiros bravos, convivem em ecológica harmonia com sapos e salamandras, águias de asa redonda, açores e gaviões, veados e gamos, javalis e genetas, entre outras maravilhas.

Durante o fim de semana passado, fizemos um percurso de 16 Km pela tapada, em carro eléctrico. Que melhor forma de visitar a Tapada de Mafra, do que um veículo eléctrico, cómodo, silencioso e não poluente? São 80 minutos de passeio, percorrendo as veredas da Tapada, parando sempre que as perguntas dos visitantes o justificam ou a actividade de javalis ou veados o exigem.

O percurso que fizemos tem duas paragens. No Museu dos Coches é possível ver alguns destes veículos que serviam de meio de transporte, puxados por cavalos. A segunda paragem permitiu-nos conhecer os néctares da Cooperativa da Azueira, acompanhando-os com queijo da Azueira, pão da Encarnação, chouriço e, claro está, as deliciosas pipocas da senhora Palmira da Murgeira.

O “leme” esteve sempre em boas mãos, a Ana conduziu-nos com mestria pela Tapada, a nós e às quatro famílias que connosco fizeram esta visita, distribuiu simpatia e demonstrou conhecer muito bem a Tapada Nacional de Mafra, quer na sua vertente histórica, quer no que se refere às ciências que explicam as maravilhas da natureza em que a Tapada é pródiga.

 

Passeio em carro eléctrico

- Circuito de 16 kms, 80 minutos, para 13 pessoas
– Dias da semana – 11:00 e 15:30
– Fins de semana – 11:30, 14:15 e 15:30

Está actualmente –  25 e 26 de Março – disponível um programa especial enquadrado na celebração do dia do pai, incluindo:

-Uma visita guiada à Tapada e ao Museu dos Coches
-Uma prova de vinhos exclusiva, e ainda uma oferta de uma garrafa de vinho para os pais e um brinde para as crianças.
-Preço: 25€ por adulto e 12€ por criança

 

Pub

Achou este artigo interessante, partilhe-o com os seus amigos!

VISITE TAMBÉM A PRIMEIRA PÁGINA DO JORNAL DE MAFRA

Partilhe com os seus amigos!