08 JAN 2017 | Curtas | JM

Com a entrada em vigor do Orçamento do Estado para 2017 todas as pensões até aos 842,64 € serão actualizadas, já em Janeiro, à taxa de inflação de 0,5% .

O pagamento do subsídio de Natal está a “caminho para a reposição da normalidade” abandonando o pagamento por duodécimos (1/12 em cada mês) passará a ser pago separadamente.
“De janeiro a agosto, o duodécimo será calculado com base na pensão de janeiro e, no final do ano, será processado o valor dos restantes 50% do subsídio de Natal, incluindo um acerto do diferencial, uma vez que o subsídio de Natal é pago por referência ao mês de dezembro.”

Segundo a Secretária de Estado da Segurança Social “os pensionistas irão receber cartas a explicar as alterações que ocorrerão este ano nos seus recebimentos, nos próximos dias.”

Outras prestações sociais:
– Os beneficiários da atualização extraordinária prevista para agosto para os pensionistas com pensões totais inferiores a 631,98 euros (de 10 ou seis euros dependendo do tipo de pensão) poderão ainda contar com um acerto no final do ano.
– O pagamento das prestações relativas ao Rendimento Social de Inserção contará já em janeiro com o novo valor de referência (183,84 euros por mês).
– A atualização relativa ao Complemento Solidário para Idosos acontecerá em março e a do Abono de Família em março e abril, com pagamento dos respetivos retroativos a janeiro de 2017.
– No caso do abono de família, além da atualização dos montantes (0,5%), está prevista a reposição do 4.º escalão até aos 36 meses (suspenso desde 2011) e uma reconfiguração dos escalões etários.

Pub

Achou este artigo interessante, partilhe-o com os seus amigos!

VISITE TAMBÉM A PRIMEIRA PÁGINA DO JORNAL DE MAFRA

Partilhe com os seus amigos!