12 Ago 2017 | Destaques | JM

 Banho desaconselhado na Praia dos Pescadores – Ericeira

A Agência portuguesa do ambiente realizou no passado dia 09 de Agosto, uma analise às águas balneares.

No concelho de Mafra, no dia 09 de Julho, foi analisada a qualidade das águas em 9 praias e apenas uma “chumbou” no teste, a Praia dos Pescadores na Ericeira.

Esta interdição de banhos na Praia dos Pescadores (Ericeira) tem por base uma análise da água colhida no dia 9 de Agosto às 11:15, cujo resultado foi obtido a 11 de Agosto. Tratou-se de uma análise microbiológica destinada à pesquisa dos chamados coliformes fecais – bactérias presentes nas fezes, que podem provocar vários tipos de infecções nos seres humanos.

Nesta análise específica, foi pesquisada a presença de  enterococos intestinais e de Escherichia coli (E.coli- trata-se de um bacilo que se encontra sobretudo no trato gastrointestinal. “A presença da E.coli em água ou alimentos é indicativa de contaminação com fezes humanas (ou mais raramente de outros animais). A quantidade de E.coli em cada mililitro de água é uma das principais medidas usadas no controlo da higiene da água potável municipal, preparados alimentares e água de piscinas. Esta medida é conhecida oficialmente como índice coliforme da água.”

Nesta análise, as unidades de enterococos intestinais/100mL encontravam-se dentro dos parâmetros considerados normais.

No entanto os valores relativos à bactéria Escherichia coli mostraram estar acima dos valores considerados seguros para águas balneares.

 

Ashampoo_Snap_2017.08.13_12h42m07s_002_

Pub

Achou este artigo interessante, partilhe-o com os seus amigos!

VISITE TAMBÉM A PRIMEIRA PÁGINA DO JORNAL DE MAFRA

Partilhe com os seus amigos!