13 Jul 2017 | Curtas | JM

A Autoridade Marítima Nacional emitiu um comunicado sobre a derrocada na Ericeira.

No passado dia 8 de julho, ao final da manhã, a Extensão da Ericeira do Comando-local da Polícia Marítima de Cascais recebeu informação de que tinha havido uma derrocada na arriba da Praia do Sul, na Ericeira. Este desabamento terá ocorrido durante a noite e não provocou quaisquer vítimas ou estragos.

Nessa sequência, a Polícia Maritima sinalizou e isolou a área, tendo a Câmara Municipal de Mafra reforçado essa preocupação de segurança com grades e limpado a via no dia seguinte.​

No dia 10 de julho, sob a coordenação da Agência Portuguesa do Ambiente e acompanhamento da Polícia Marítima, o município procedeu ao saneamento preliminar dessa arriba com maquinaria pesada, provocando-se a queda de blocos mais instáveis. O local ficou devidamente isolado e sinalizado, estando prevista a colocação de barreiras em betão na via, com vista a conter possíveis desabamentos futuros e salvaguardar a segurança das pessoas, até que seja concretizada uma intervenção de fundo na estabilização da arriba.

Relativamente a este tipo de risco, a segurança dos cidadãos passa também pelo respeito pela sinalética existente, aconselhando-se a adoção de uma distância de afastamento de 1,5 vezes a altura de uma arriba instável.

derrocada ericeira_3 derrocada ericeira_2

[Imagens: AMN]

Pub

Achou este artigo interessante, partilhe-o com os seus amigos!

VISITE TAMBÉM A PRIMEIRA PÁGINA DO JORNAL DE MAFRA

Partilhe com os seus amigos!