01 Ago 2017 | Destaque | JM

A Direcção-Geral do Património Cultural – Ministério da Cultura abriu ontem o procedimento que há-de levar à “classificação da Capela de Santo António, ou Capela de Nossa Senhora da Boa Viagem dos Homens do Mar, incluindo o património integrado e o adro, na Rua de Santo António, Ericeira”. Este procedimento tem origem numa proposta da Câmara de Mafra, datada de 24 de Fevereiro de 1981.

Esta Capela, chamada de Nossa Senhora da Boa Viagem e de Santo António, situada no centro da Ericeira, cuja origem se encontra envolvida pela bruma do tempo, embora alguns registos apontem para que a sua fundação possa ser contemporânea da Igreja Paroquial, ou seja, século XIV ou XV, serviu de farol, sendo actualmente local de celebração, em todos os terceiros fins-de-semana de Agosto, das festas em honra de Nossa Senhora da Boa Viagem, padroeira dos pescadores da Ericeira.

“A capela encontra-se completamente revestida, no seu interior, por azulejos de padrão do século XVII […] no que aos revestimentos azulejares diz respeito, os desta capela devem ser vistos em paralelo com os da vizinha ermida de S. Sebastião”

Pub

Achou este artigo interessante, partilhe-o com os seus amigos!

VISITE TAMBÉM A PRIMEIRA PÁGINA DO JORNAL DE MAFRA

Partilhe com os seus amigos!