08 MAI 2017 | Cultura & Lazer | JM

Amanhã celebra-se o dia da Europa. Para assinalar a data, a Basílica do Palácio Nacional de Mafra recebe um concerto a seis órgãos tocado por 6 organistas provenientes de 6 países europeus – Ludger Lohmann (Alemanha), Reinhard Jaud (Áustria), Juan de la Rubia (Espanha), Roberto Antonello (Itália), João Vaz (Portugal) e Steffen Schlandt (Roménia).

O concerto incluirá peças de Marc-Antoine Charpentier, António Leal Moreira e Ludwig Van Beethoven e a uma obra de António Pinho Vargas, escrita para as celebrações dos 300 anos do Palácio Nacional de Mafra.

O programa:
– Prelúdio do Te Deum, de Marc-Antoine Charpentier (popularizado como o tema da Eurovisão), num arranjo para seis órgãos,
– Sinfonia para a Real Basílica de Mafra, de António Leal Moreira, composta em 1807 por ocasião da construção dos órgãos e
– 3 Pontos no Espaço de António Pinho Vargas

Além das peças de conjunto, cada organista fará uma intervenção a solo, onde será tocada uma peça do seu país de origem.
O concerto terminará com um arranjo para seis órgãos do Hino da Europa (baseado no poema escrito por Friedrich Schiller em 1785 e cantado no quarto movimento da 9.ª sinfonia de Ludwig van Beethoven). Como se pode ler na página da União Europeia, «O hino, que não tem letra, utiliza a linguagem universal da música para exaltar os ideais europeus da liberdade, paz e solidariedade». O evento – com seis organistas tocando simultaneamente, pretende simbolizar assim a união da Europa através da música.

Data: 09 de Maio
Hora: 21h00
Local: Basílica do Palácio Nacional de Mafra

Mais informações: T. 261 817 550

O Concerto é de entrada livre mas encontra-se já ESGOTADO.

Será um concerto para celebrar os 60 anos da Europa, os 10 anos da EUNIC Portugal e os 300 anos da colocação da 1ª pedra da construção do Palácio Nacional de Mafra.

 

Para além do concerto de seis órgãos na Basílica do Palácio Nacional de Mafra, em Portugal a data é assinalada com a seguinte agenda:

“09h30 – Lisboa, Fundação Champalimaud: abertura da Bolsa do Empreendedorismo 2017: #InvestEU – #UEmpreende: das ideias ao investimento

Com o tema #InvestEU – #UEmpreende: das ideias ao investimento, a Bolsa do Empreendedorismo 2017 tem por objetivo proporcionar a potenciais empreendedores interessados em desenvolver as suas ideias, projetos ou empresas, uma plataforma de interação e de contacto com as entidades, instituições e pessoas que apoiam o empreendedorismo em Portugal.

Num só dia, a Bolsa oferece diversas comunicações, uma escolha de cerca de 30 apresentações repartidas por 9 workshops temáticos e uma área de exposição e interação com representantes de cerca de 30 entidades parceiras.

Nesta ocasião, serão recebidas e registadas as candidaturas ao Concurso «Canvas – ProjetosQueMarcam 2017» e serão também anunciadas as equipas vencedoras da 4.ª edição do Concurso Elevator pitch – IdeiasQueMarcam.

15h00 – Sintra, News Museum: entrega do Prémio de Jornalismo Fernando de Sousa no News Museum, em Sintra.
Este Prémio, que se divide nas categorias «Jornalista» e «Estudante», é atribuído num espírito de respeito pela liberdade e pelo pluralismo da comunicação social e no contexto da intenção da Comissão Europeia de melhorar a comunicação entre as instituições da UE e os cidadãos europeus.” [DGPC]

 

Pub

Achou este artigo interessante, partilhe-o com os seus amigos!

VISITE TAMBÉM A PRIMEIRA PÁGINA DO JORNAL DE MAFRA

Partilhe com os seus amigos!