10 MAI 2017 | Cultura & Lazer | JM

Segundo a organização, 900 pessoas encheram ontem a Basílica do Palácio Nacional de Mafra para assistir ao concerto a 6 Orgãos comemorativo do dia da Europa. Um concerto comemorativo dos 60 anos da Europa, dos 10 anos da EUNIC Portugal (rede constituída pelos Institutos Nacionais de Cultura da União Europeia) e dos 300 anos da colocação da 1ª pedra da construção do Palácio Nacional de Mafra.

Além das interpretações de peças a solo, de compositores dos séculos XVI a XIX e que marcaram a história dos países de cada organista, do concerto fizeram parte o “Prelúdio do Te Deum” de Marc-Antoine Charpentier, a “Sinfonia para a Real Basílica de Mafra” de António Leal Moreira (1807) e o “Hino da Alegria”, um arranjo de Herbert von Karajan (Hino da União Europeia). O concerto contou ainda com um momento especial, a estreia da obra “3 Pontos no Espaço” de António Pinho Vargas, obra encomendada pela Câmara de Mafra para as comemorações dos 300 anos da colocação da 1ª pedra da construção do Palácio/Convento de Mafra.

Em dia da Europa, os 6 órgãos da Basílica foram tocados por  6 organistas provenientes de 6 países europeus – Ludger Lohmann (Alemanha), Reinhard Jaud (Áustria), Juan de la Rubia (Espanha), Roberto Antonello (Itália), João Vaz (Portugal) e Steffen Schlandt (Roménia).

Aparentemente, a anteceder o concerto realizou-se uma cerimonia protocolar, que teve lugar na Biblioteca do Palácio Nacional e que terá contado com a presença da Secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Margarida Marques, da Chefe da Representação da Comissão Europeia em Portugal, Sofia Colares Alves, e do Chefe do Gabinete de Informação do Parlamento Europeu em Portugal, Pedro Valente da Silva. O corpo diplomático acreditado em Portugal marcou também presença nesta cerimónia, da qual não foi dado conhecimento à comunicação social, nem pela direcção do Palácio Nacional de Mafra, nem pelo Ministério da Cultura, nem pela Câmara Municipal de Mafra.

Pub

Achou este artigo interessante, partilhe-o com os seus amigos!

VISITE TAMBÉM A PRIMEIRA PÁGINA DO JORNAL DE MAFRA

Partilhe com os seus amigos!