12 MAI 2017 | Destaques | JM

Segundo um alerta da Portugal Telecom, esta 6ª feira começou a circular na internet um vírus perigoso. A empresa alerta os seus clientes para que “tenham cautela na navegação na rede e na abertura de anexos recebidos por correio eletrónico

A Origem deste ciberataque ainda não é conhecida.

O vírus que causou ataque informático “massivo” em Portugal e Espanha afecta os sistemas Windows e as unidades de rede a que estejam ligadas e deste modo infectando todos os computadores ligados a essa rede. Trata-se de um programa de “ransomware” que infecta o computador e encripta todos os ficheiros do utilizador. Os piratas informáticos pedem depois um “resgate” para libertarem o computador.

Segundo o Centro Criptológico Nacional de Espanha (CN-CERT) os sistemas afectados são os seguintes: Microsoft Windows Vista SP2; Windows Server 2008 SP2 e R2 SP1; Windows 7; Windows 8.1; Windows RT 8.1; Windows Server 2012 e R2; Windows 10 e Windows Server 2016.

A solução imediata consiste em desligar os equipamentos e cortar a Internet, seja por cabo ou wireless.

A Microsoft recomenda “a atualização dos sistemas operativos para a versão mais recente ou o uso de um “patch” de segurança que poderá descarregar no seguinte link: https://technet.microsoft.com/en-us/library/security/ms17-010.aspx”.

 

Pub

Achou este artigo interessante, partilhe-o com os seus amigos!

VISITE TAMBÉM A PRIMEIRA PÁGINA DO JORNAL DE MAFRA

Partilhe com os seus amigos!