8 de março | Dia Internacional da Mulher

diadamulher

Celebra-se hoje o Dia Internacional da Mulher.

O Dia da Mulher surgiu a 19 de março de 1911 na Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça. Em 1975, as Nações Unidas promoveram o Ano Internacional da Mulher e em 1977 é proclamado o dia 8 de março como o Dia Internacional da Mulher.
Este dia serve para recordar a luta das mulheres pela igualdade de direitos, sejam eles raciais, sexuais, políticos, culturais, linguísticos ou económicos.

O Ministério da Administração Interna revelou que, atualmente, 3.365 (8%) no efetivo nas Forças e Serviços de Segurança (GNR, PSP e SEF) são mulheres. Referindo que “a presença de mulheres nas Forças e Serviços de Segurança cresceu significativamente nas últimas duas décadas em Portugal”.

No total de efetivos da Guarda Nacional Republicana (GNR) 1.561 são mulheres (mais de 7%) das quais “16 comandam hoje Destacamentos da estrutura orgânica: 10 em Destacamentos Territoriais, 3 em Destacamentos de Trânsito, 2 em Destacamentos de Controlo Costeiro e 1 num Destacamento de Intervenção (…) ao nível dos postos territoriais, 13 são comandados por mulheres Sargentos: Torres Vedras, Portimão, Oleiros, Tocha, Praia/Graciosa, Poceirão, Ovar, Golegã, Bombarral, Pataias, Murais, São Julião do Tojal e Alpedrinha”.

Na Polícia de Segurança Pública (PSP) existem hoje 1.587 mulheres (mais de 8%) sendo “107 Oficiais da PSP são mulheres (mais de 13% do total), às quais se juntam 194 Chefes (8%) e 1.286 Agentes (8%)”.
Nos cargos de Direção da PSP, a mais recente nomeação, de uma mulher ocorreu na passada 6ª feira, no Comando Metropolitano do Porto. “A PSP tem também 9 comandantes de Divisão – 5 ao nível da Direção Nacional e 4 Divisões Policiais (1ª Divisão-Lisboa, Divisão de Oeiras, Divisão de Vila do Conde e Divisão de Guimarães)”.

No Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) a Diretora Nacional e uma Diretora Nacional Adjunta fazem parte dos 23% dos efetivos (217) que nesta força policial são mulheres. “Entre os 24 lugares de Direção Policial do SEF, 17 (71%) são exercidos por mulheres. E das 6 Direções Regionais, 4 são dirigidas por mulheres – Açores, Madeira, Norte e Algarve -, às quais se juntam 9 nas Direções Centrais (de um total de 13).” Dos 54 lugares de chefia, 18 são hoje exercidos por mulheres.

 

Estão agendadas para hoje, em todo o mundo e em Portugal, várias manifestações, reivindicando medidas contra a desigualdade e violência de género.
A nível nacional a Rede 8 de Março convocou uma greve feminista nacional para esta tarde nas cidades de Amarante, Aveiro, Braga, Coimbra, Évora, Faro, Lisboa, Porto, Viseu e Vila Real e Ponta Delgada.

Leia também