General Pina Monteiro vai ser substituído na chefia das forças armadas portuguesas

Jornal de Mafra 2018.02.07 15h28m05s 002

O actual Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, General Artur Pina Monteiro, com ligações a Mafra está de saída.

Da sua extensa carreira militar, a nível nacional e internacional, realçam-se as funções que desempenhou como Adjunto do Ministro da Defesa Nacional para as Relações Externas de Defesa, de 1994 a 1995, com Fernando Nogueira (PSD) como Ministro da Defesa. Comandou tropas na Bósnia-Herzegovina e fez parte do Comando
Estratégico da NATO.

Com ligações a Mafra, durante os anos em que assumiu o mais alto cargo da hierarquia militar portuguesa, contribuiu certamente para a instalação em Mafra da Escola das Armas e para o seu desenvolvimento, bem como para o facto de, nos últimos anos, terem ocorrido várias cerimónias militares no concelho. Uma familiar sua foi mesmo colaboradora directa de Hélder Silva, Presidente da Câmara Municipal de Mafra, entre Outubro de 2013 e Junho 2017, no Gabinete de Apoio à Presidência e Comunicação.

Para substituir Pina Monteiro, aponta-se o nome do almirante António Silva Ribeiro, actual chefe do Estado-Maior da Armada.

Leia também