Vento forte e temperaturas baixas no continente

Estamos no Inverno, no tempo do frio, mas nunca é demais alertar para as descidas de temperatura. A partir da manhã do dia de amanhã as temperaturas vão descer entre 3 e 6ºC e o vento forte associa-se a esta descida.

O IPMA emitiu, hoje,  o seguinte comunicado:

Uma vasta região anticiclónica, relativamente intensa, localizada às 12UTC de dia 1 de fevereiro a norte dos Açores e em crista até à Islândia, originará o transporte de uma massa de ar muito frio e seco sobre o território do continente e uma intensificação do vento, em especial no litoral oeste e nas terras altas.

Assim, prevê-se a partir da manhã de quinta-feira, vento forte no litoral oeste e nas terras altas com rajadas até 80 km/h. Adicionalmente, verificar-se-á uma descida dos valores da temperatura máxima em todo território, entre 3 e 6ºC. As baixas temperaturas associadas ao vento forte aumentarão o desconforto térmico, em especial entre a tarde de dia 1 e a manhã de 2.

Até dia 4, continuar-se-á a fazer sentir vento forte e com rajadas no litoral oeste e nas terras altas, com exceção de dia 3, em que se prevê um enfraquecimento temporário do vento.

No dia 3, a aproximação e passagem de um sistema frontal de fraca atividade, poderá originar precipitação fraca na generalidade do território, com probabilidade entre 35 e 60% a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, e inferior a 35% a sul do referido sistema, que a ocorrer será sob a forma de neve em cotas baixas.

 

A Direção-Geral da Saúde recomenda a apdoção das seguintes medidas:

  • Proteja-se do frio e da chuva:
    Mantenha o corpo quente – use luvas, cachecol, gorro/chapéu, calçado e roupa quente, utilizando várias camadas de roupa;
    Hidrate-se: ingira líquidos e sopas quentes.
  • No exterior:
    Tenha cuidado com as condições do piso;
    Use sapatos confortáveis.
    Evite as quedas
  • Mantenha-se em contacto e atento aos outros, ajude-os a protegerem-se.

 

Siga-nos nas redes sociais

Artigos Relacionados