3.º dia do Dakar 2018

Jornal de Mafra 2018.01.08 21h55m35s 005

Decorreu hoje a 3ª etapa do Dakar 2018, etapa que ligou Pisco a San Juan de Marcona (502 Km com 295 Km de especial).

Na liderança da prova estão Stéphane Peterhansel nos carros e Sam Sunderland nas motos.

Os dois portugueses ainda na corrida, Carlos Sousa e André Villas-Boas, ambos na categoria dos carros, terminaram hoje na 23.º posição (Carlos Sousa) e na 43.º posição (André Villas-Boas).

Depois da 3.ª etapa a classificação dos portugueses na geral é:
26º – Carlos Sousa
39º – André Villas Boas

“Ainda não foi hoje que conseguimos realizar uma etapa ‘limpa’, mas o 23º tempo do dia permitiu-nos recuperar alguns lugares e continuamos determinados em subir mais posições nas próximas etapas.”
Carlos Sousa

 



Nos dias anteriores, Pedro Mello Breyner e Joaquim Rodrigues, foram obrigados a desistir depois de terem sofrido quedas nas dunas do deserto do Perú.

Na etapa de ontem Pedro Mello Breyner, na categoria SSV, que ficará em 4º na 1ª etapa, abandonou a competição depois de uma queda numa duna.

“Vínhamos a rolar bem com todas as cautelas quando, numa duna alta, o nosso Yamaha tombou. O helicóptero que estava por perto percebeu que tínhamos tido um acidente e parou de imediato. Eu tinha-me agarrado ao volante e não tive nada, mas o Pedro estava a queixar-se das costas. Depois de examinado pelos médicos estes entenderam que era melhor ele ser examinado no hospital e nesse sentido fomos evacuados”.  Pedro Mello Breyner.
No hospital e depois de um raio-x Pedro Velosa não terá fracturas mas por “conselho médico” resolveram não continuar em prova.

“Por muito que o nosso desejo fosse continuar, a saúde está em primeiro lugar. O principal problema que o Yamaha teve foi ter ficado com três dos pneus fora da jante. Seguramente que perderíamos algum tempo, mas não era nada que não se resolvesse. Temos muita pena de terminar esta aventura mais cedo, mas tudo tem limites e não podemos brincar com a saúde”.

 

No 1º  dia de prova também Joaquim Rodrigues sofreu uma aparatosa queda, no deserto de Pisco, ao tentar passar uma duna.
O piloto foi transportado de helicóptero para o hospital e os diagnósticos deram conta de que o português estava “ok” .



Amanhã irá decorrer a 4.ª etapa, de San Juan de Marcona / San Juan de Marcona (444 km com uma especial de 330 km)

4etapa

[Iamgens: Dakar]

Leia também