18 de Dezembro | Dia de Nossa Senhora do Ó [Imagens]

“Nossa Senhora do Ó é uma devoção mariana surgida em Toledo, na Espanha, remontando à época do X Concílio, presidido pelo arcebispo Santo Eugênio, quando se estipulou que a festa da Anunciação fosse transferida para o dia 18 de Dezembro. Sucedido no cargo por seu sobrinho, Santo Ildefonso, este determinou, por sua vez, que essa festa se celebrasse no mesmo dia, mas com o título de Expectação do Parto da Beatíssima Virgem Maria. Pelo fato de, nas vésperas, se proferirem as antífonas maiores, iniciadas pela exclamação (ou suspiro) “Oh!”, o povo teria passado a denominar essa solenidade como Nossa Senhora do Ó. “
in: SILVA, Pe. Martinho da. Flores de Maria

Entre varias as freguesias, no nosso País, que têm por padroeira a Nossa Senhora do Ó é padroeira está a Freguesia da Carvoeira, onde se situa, precisamente, a Igreja de Nossa Senhora do Ó.

A data de construção desta igreja “permanece incerta” mas alguns dos elementos decorativos que se encontram no seu interior, como é o caso da pia de água benta, indicam que a igreja já era utilizada para o culto no início do século XVI.

Segundo reza a história: “O alpendre e o muro terão servido de trincheira numa batalha travada em 1585 entre um punhado de portugueses, liderados por Mateus Álvares, que ficou conhecido como o falso rei D. Sebastião e duas companhias da infantaria espanhola. A igreja foi-se degradando mercê das inundações provocadas pelas cheias do rio que ciclicamente alagava todo o vale, chegando a servir de ninho a ratos que danificaram valiosos missais do século XVIII. Quando as suas paredes já abriam fendas que punham em causa a estrutura do edifício, foi recuperada em 1983. Passados cinco anos, foi alvo de novo assalto, perdendo quase todas as imagens, incluindo a de Nossa Senhora do Ó. O relógio de sol, num dos cunhais, é de 1763.”

 

Siga-nos nas redes sociais

Artigos Relacionados