25 de Novembro | Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres

Celebra-se hoje o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres.

A data foi oficializada pelas Nações Unidas (ONU) em 1999 e visa alertar a sociedade para os vários casos de violência contra as mulheres, como é o caso dos maus tratos físicos e psicológicos e do abuso ou assédio sexual.

Foram reveladas as estatísticas das Vítimas de Violência Doméstica entre 2013 e 2016.
Durante este período a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima registou 29.619 processos de apoio a pessoas vítimas de violência doméstica, num total de 71.098 factos criminosos.

Alguns dos crimes praticados contra as mulheres são a violência doméstica, o tráfico de seres humanos, a violação e outras agressões sexuais, o casamento forçado, a mutilação genital feminina e o assédio sexual.

Entre 2013 e 2016, cerca de 40% das vítimas de violência doméstica, encontravam-se na faixa etária entre os 26 e 55 anos.

“Tendo em conta o tipo de problemáticas existentes, prevalece o tipo de vitimação continuada em cerca de 80% das situações, com uma duração média entre os 2 e os 6 anos (17,7%). Sendo a residência comum o local mais escolhido para a “ocorrência dos crimes” em mais de 65% das situações, já as queixas/denúncias registadas ficam-se nos 39,4% face ao total de autores/as de crime assinalados.” APAV

 

Em mais de 85% das situações o/a autor/a do crime é do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 26 e os 55 anos.

 

Os dados estatísticos são da APAV.

[Imagem  de capa Calendar]

Siga-nos nas redes sociais

Artigos Relacionados