Palácio Nacional de Mafra | Visita inaugural à exposição “Do Tratado à Obra” [Imagens]

Jornal de Mafra 2017.11.18 21h41m44s 074

Inserida nas comemorações dos 300 anos do lançamento da 1ª Pedra da construção do Real Edifício de Mafra foi ontem inaugurada a exposição “Do Tratado à Obra”, contando com a presença do Ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes.

Antes da apresentação da exposição procedeu-se ao Lançamento da Revista Monumentos’35, um número inteiramente dedicado ao Palácio Nacional de Mafra. A apresentação esteve a cargo do Director do Palácio Nacional de Mafra, Mário Pereira, da Directora Geral do Património Cultural, Paula Araújo da Silva, e do Director do Instituto de História de Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Vítor Serrão.

A cerimónia oficial de comemoração do tricentenário contou com os discursos de Mário Pereira, Director do Palácio Nacional de Mafra, Paula Araújo da Silva, Diretora Geral do Património Cultural e Luís Filipe Castro Mendes, Ministro da Cultura.

O Ministro da Cultura confirmou a vontade de “transferir o espólio do Museu da Música entre os séculos XVI e XVIII, incluindo o do barroco sacro e profano, e criar aí uma ala dedicada às charamelas reais e bandas filarmónicas e militares“  para o Palácio de Mafra. O Projecto do anterior Governo para o Museu da Música terá sido revisto por questões financeiras e para além disso,  o museu precisa de um espaço maior do que aquele que ficou vago na ala Sul quando o Município desocupou este espaço.

O pólo do museu que virá para Mafra “estará aberto antes do final de 2018, uma vez que nessa altura teremos de desocupar as actuais instalações do Museu da Música” referiu o Ministro da Cultura.

Esta divisão do Museu da musica em dois pólos está inserida num “novo modelo de governação dos museus e monumentos que a tutela defende com o objetivo de proporcionar uma maior fruição pública das coleções, aumentar a atratividade de outras regiões do país e contribuir para a empregabilidade nesses territórios”.

Seguiu-se a Visita guiada à exposição, a cargo de Paulo Pereira, Professor da Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa e de Sergio Gorjão, Museólogo do Palácio Nacional de Mafra.

 

Aqui ficam algumas imagens destes eventos.

[smartslider3 slider=7]

Leia também