16 de Novembro | Dia Nacional do Mar

Jornal de Mafra 2017.11.16 17h07m23s 022

Hoje é o Dia Nacional do Mar. Portugal é um país fortemente ligado ao mar, os Descobrimentos, as pescas e os desportos como o Surf, atestam isso mesmo.

Com uma costa de 942 Km, das quais 11 desses quilómetros pertencem ao  Concelho de Mafra, o mar assume em Portugal uma importância relevante, a economia do mar representar hoje cerca de 3% do PIB português.

Portugal tem a desde Outubro de 2011, na Vila piscatória da Ericeira, a 1.ª Reserva Mundial de Surf da Europa e a 2.ª Reserva distinguida a nível mundial. Já no que diz respeito a pescas, a pouca que se faz é negócio, sim, mas fora do concelho.

Para assinalar o dia, o governo aprovou hoje em Conselho de Ministros alguns diplomas que traduzem estratégia para a área do Mar.
Entre os diplomas aprovados encontra-se a Estratégia Industrial e o Plano de Acção para as Energias Renováveis, que estabelece “linhas de orientação quanto ao aproveitamento de energias renováveis obtidas através de infraestruturas instaladas ou a instalar em zonas costeiras e no oceano”.
“(…) assume como objetivo principal criar as condições para a emergência de um novo cluster industrial exportador, com o potencial de gerar até 2020 o volume de 280 milhões de euros em valor acrescentado bruto, 254 milhões de euros de investimento e 1500 novos empregos diretos, com uma contribuição para o crescimento da balança comercial de 118 milhões de euros.(…)Além disso, as energias renováveis oceânicas poderão suprir 25% do consumo nacional anual de eletricidade, diminuindo 20% da dependência energética nacional.”

Leia também