Cinema | Estreias da Semana – 02 de Novembro 2017

cinema

A Festa

Título original: The Party
De: Sally Potter
Com: Patricia Clarkson, Bruno Ganz, Cherry Jones, Emily Mortimer
Género: Comédia Dramática
Classificação: M/12
Outros dados: GB, 2017, Preto e Branco, 71 min

Janet recebe um grupo de amigos próximos para celebrar a sua promoção a “Ministra-Sombra” da Saúde do partido da oposição. Mas o marido, Bill, parece preocupado. À medida que os amigos chegam, alguns com notícias para partilhar, a noite vai-se desenredando. Um anúncio de Bill provoca uma série de revelações que rapidamente escalam em confronto aberto. Enquanto as ilusões das pessoas em relação a si próprias e umas às outras se vão desfazendo em fumo, tal como os canapés, a festa torna-se numa noite que começou com champanhe e acaba com sangue no chão.

 

A Vida de Brad

Título original: Brad’s Status
De: Mike White
Com: Ben Stiller, Austin Abrams, Jenna Fischer, Michael Sheen
Género: Comédia Dramática
Classificação: M/12
Outros dados: EUA, 2017, Cores, 101 min

Brad leva o filho, Troy, a visitar várias universidades na costa este dos EUA enquanto enfrenta uma crise pessoal. Brad compara a sua vida com os seus antigos colegas de universidade, que hoje em dia são todos ricos e bem sucedidos. Troy ajuda a fazer com que o pai se aperceba de que tem uma boa vida, e que talvez até tenha uma vida melhor do que a dos amigos, embora não o saiba.

 

Nos Interstícios da Realidade ou o Cinema de António de Macedo

Título original: Nos Interstícios da Realidade ou o Cinema de António de Macedo
De: João Monteiro
Género: Documentário
Classificação: M/12
Outros dados: POR, 2016, Cores, 100 min

António de Macedo um dos cineastas que ajudou a fundar o movimento do “Novo Cinema Português” com o filme “Domingo à Tarde”. Interessado em explorar as possibilidades tecnológicas do meio cinematográfico e em desenvolver um cinema de cariz fantástico, a sua obra é difícil de classificar. Lutou arduamente contra os cortes que a censura lhe impôs, antes e depois do 25 de abril, ou com a Igreja Católica que tentou impedir a estreia de “As Horas de Maria”, o que o tornaria no “blasfemo” filme português mais polémico de sempre. Experimentaria ainda a alegoria esotérica em “O Princípio da Sabedoria”, o sobrenatural em “Os Abismos da Meia-Noite” e a ficção-científica em “Os Emissários de Khalôm”, recebidos sempre com entusiasmo pelo público mas com desprezo pela crítica. Desistiria de filmar nos anos 90, após sucessivas recusas de subsídios estatais. Esta é uma das histórias do cinema português que faltava contar.

 

O Gang do Parque 2

Título original: The Nut Job 2: Nutty by Nature
De: Cal Brunker
Com: Will Arnett (Voz), Katherine Heigl (Voz), Maya Rudolph (Voz), Jackie Chan (Voz)
Género: Animação, Comédia
Classificação: M/6
Outros dados: CAN/EUA/Coreia do Sul, 2017, Cores, 91 min

Quando finalmente podiam estar descansados com a quantidade de mantimentos que tinham conseguido apanhar, algo inesperado acontece: a loja dos frutos secos explode e com ela toda a comida! Para piorar ainda mais a situação, Flecha e o seu gangue ficam a saber que o diabólico Presidente da Câmara quer demolir o Parque da Liberdade para construir um parque de diversões. Juntos com os seus novos aliados, os animais precisam de agir depressa para o impedir, antes que percam o seu santuário para sempre.

 

O Imperador: A Marcha dos Pinguins 2

Título original: L’empereur
De: Luc Jacquet
Género: Documentário
Classificação: M/6
Outros dados: FRA, 2017, Cores, 82 min

Através dos olhos e memórias dos seus pais, um jovem pinguim prepara-se para viver a sua primeira viagem… e responder instintivamente à chamada misteriosa que os inspira para chegar ao oceano, descobrir os eventos incríveis que os fará cumprir o seu destino e garantir a sua sobrevivência e a sobrevivência da sua espécie. Caminhar com ele pelas paisagens efémeras da Antártida, sentindo a brisa do vento e do frio que esperam por ele a cada passo e mergulhar com o jovem pinguim no fundo do mar até então inexplorado. Começa assim esta a viagem pela vida e pelo mistério dos nascimentos de uma espécie que evolui no deserto de gelo, procurando adaptar-se às mudanças climáticas… Filmado sob radar e, em grande parte, em formato 4K, incorporando imagens únicas capturadas por submarinos e drones, chega finalmente ao cinema a sequela de um documentário que obteve um sucesso estrondoso em 2005, “A Marcha dos Pinguins”.

 

Peregrinação

Título original: Peregrinação
De: João Botelho
Com: Jani Zhao, Catarina Wallenstein, Rui Morisson, Cláudio da Silva
Género: Drama, Aventura
Classificação: M/12
Outros dados: POR, 2017, Cores

Este filme de aventuras que relata as desventuras e os sucessos de Fernão Mendes Pinto, escritor aventureiro que, no decurso de 21 anos em que esteve no Oriente, foi “13 vezes cativo e 16 ou 17 vendido” e, em vez da fortuna que pretendia, lhe foram crescendo os trabalhos e os perigos. Aventureiro sim, mas também peregrino, penitente, embaixador, soldado e escravo, Fernão Mendes Pinto foi tudo e em toda a parte esteve. “Por graça de Deus” regressou salvo para nos deixar um extraordinário livro de viagens, numa escrita hábil e fulgurante, carnal e violenta, terra-celeste.

 

Sete Irmãs

Título original: Seven Sisters
De: Tommy Wirkola
Com: Noomi Rapace, Glenn Close, Willem Dafoe
Género: Drama, Acção, Aventura
Classificação: M/16
Outros dados: EUA/BEL/GB/FRA, 2017, Cores, 123 min

2073. A Terra está sobrepopulada. O governo decidiu criar uma nova política do filho único, imposta pelo Comité do Controlo da Natalidade, sob a liderança de Nicolette Cayman. Confrontado com o nascimento de séptuplos, Terrece Settman decide manter em segredo a existência das suas sete netas, às quais atribui os nomes dos dias da semana. Confinadas ao seu apartamento, as sete irmãs têm de partilhar, cada dia, uma identidade no mundo exterior, simulando a existência de uma única pessoa: Karen Settman. Apesar do segredo se manter seguro durante anos, tudo ameaça colapsar no dia em que Monday desaparece misteriosamente.

 

Stronger – A Força de Viver

Título original: Stronger
De: David Gordon Green
Com: Jake Gyllenhaal, Tatiana Maslany, Miranda Richardson, Richard Lane Jr.
Género: Drama, Biografia
Classificação: M/12
Outros dados: EUA, 2017, Cores, 116 min

A história inspiradora de Jeff Bauman, o homem que se tornou num símbolo de esperança após o ataque bombista na Maratona de Boston, em 2013. Aos 23 anos, Jeff, um trabalhador de classe média decide participar na maratona para tentar reconquistar o coração da sua ex-namorada, Erin. É enquanto espera por ela antes da linha final que a explosão ocorre… e Jeff perde ambas as pernas. Só já no hospital é que Jeff recupera a consciência e consegue ajudar a polícia a identificar um dos bombistas, mas a sua luta pessoal está só no início. Com a ajuda da família e de Erin, Jeff dedica meses e meses à sua reabilitação física e emocional. A sua determinação e coragem de viver e ultrapassar a devastadora adversidade com que se depara tornam-no num símbolo de força, resistência e inspiração para a família e comunidade.

Leia também