IPMA | Novo episódio de precipitação

Chuvacapa

Depois de Outubro ter batido o recorde dos últimos 87 anos – uma vez que desde 1931 não se registavam temperaturas tão elevadas nesta altura do ano (cerca de 3 °C acima do valor normal) – eis que a chuva regressa num “Novo episódio de precipitação”, episódio este de curta duração uma vez que para domingo já não se prevê chuva.

 

O Instituto do mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu o seguinte comunicado sobre as previsões para os próximos dias.

Devido à aproximação de uma depressão com expressão nos níveis altos da atmosfera, prevê-se uma alteração das condições meteorológicas a partir de dia 1 de novembro e até dia 4.

No dia 1 de novembro o céu aumentará gradualmente de nebulosidade essencialmente por nuvens médias e altas, com uma probabilidade de ocorrência de precipitação fraca inferior a 50% no litoral, e inferior a 80% nas regiões do interior. A partir de dia 2 e até ao meio da tarde de dia 4, prevêem-se períodos de chuva ou aguaceiros na generalidade do território, com uma probabilidade de ocorrência superior a 80%, ocasionalmente acompanhados de trovoada, que serão mais frequentes e intensos nas regiões a sul do sistema montanhoso Montejunto-Estela entre o final da tarde de dia 2 e o meio da tarde de dia 3, e nas regiões Norte e Centro, entre a tarde de dia 3 e o final da manhã de dia 4.

A partir de dia 5 e até dia 7 de novembro deverá regressar a influência de um anticiclone com o predomínio do céu pouco nublado ou limpo e descida dos valores da temperatura mínima.

 

Comunicado válido até 2017-11-05 23:59:00

 

Leia também