Teatro no Beatriz Costa | Os VanBach apresentam “Lenda do Convento” [Imagens]

Jornal de Mafra 2017.10.23 13h17m36s 055

Os VanBach (associação que se dedica ao teatro amador) apresentaram ontem em antestreia, no Auditório Beatriz Costa, o espectáculo de teatro “A Lenda do Convento – Acreditar Torna Possível”.

Enquadrada, como quase tudo o que este ano aconteceu no concelho, nas comemorações do 300º aniversário do lançamento da primeira pedra do Palácio Nacional de Mafra, esta peça tem por base “os reais motivos que levaram à sua construção”, glosando e apresentando como lenda, a mui real e urgente necessidade de descendência, de El Rei de Portugal D. João V, de cognome (entre outros) “O Freirático”.

Esta peça é feita a partir do trabalho, a contento, de seis actores/actrizes, que se esforçaram, por vezes com real mérito, a interpretar um texto muito simples, com muito pouco vigor dramático/cómico, um texto que apontava para um registo de comédia, sendo que o efeito do riso acabou por se basear sobretudo em piadas de cariz sexual.

Muito interessante a utilização dos recursos cénicos, simples mas muito eficazes, criando três espaços com um único adereço, dando leveza e unidade ao espaço onde decorre a trama. Os actores cumprem bem, num registo contido, de algum modo enclausurados num texto que dificilmente os deixaria ir mais longe.

De realce, a forma encontrada para dar início ao espectáculo, e que depois lhe servirá de fio condutor até ao seu final. Uma inteligente brincadeira, que não desvendaremos aqui, pois o espectáculo irá ter mais três apresentações, um recurso de encenação que funcionou muito bem, sendo ele que, a par de alguns movimentos pélvicos dos actores, acaba por arrancar aos espectadores os poucos momentos de riso a que ontem assistimos.

Pelo que fica dito, tendo em consideração a época de comemorações que vivemos no concelho e o carácter amador da companhia, merecendo apoio, para que possam fazer mais e para que possam fazer melhor, recomendamos aos nossos leitores que assistam ao espectáculo.

 Texto: António Galambas; Adaptação e encenação: António Abernú; Elenco: Joana Azeiteiro, Sónia Cerveira, Beto Fonseca, José carlos Completo e Edgar Silva 

 

 A Lenda do Convento – Acreditar Torna Possível

Auditório Municipal Beatriz Costa
27 e 28 de Outubro – 21h00
29 de Outubro – 17:17

 

  • Jornal de Mafra 2017.10.23 12h38m53s 001
    © 2017 Jornal de Mafra

Leia também