Autárquicas 2017 | PSD e PS no concelho de Mafra desde 1976[gráficos]

Neste artigo, para finalizar a análise aos resultados das autárquicas, compararemos as performances dos dois partidos que desde 1974 têm recolhido a preferência do maior número de eleitores, sempre que estes foram chamados a escolher aqueles que iriam representar os seus interesses (pelo menos assim se espera) ao nível dos poderes locais do concelho.

Os dois gráficos seguintes representam as séries resultantes dos vários actos eleitorais locais realizados no concelho, ao nível de votos expressos e de mandatos atribuídos:

A análise destes resultados mostra que a partir da eleição de 1979, as vitórias nunca mais escaparam ao PSD e que a partir de 1985 a distância entre os dois partidos tornou-se cada vez maior. A excepção a esta regra ocorreu na eleição de 1993, onde apenas 788 votos separaram as duas forças políticas. Entre 2009 e 2013 verificou-se uma ligeira recuperação de votos por parte do PS, com mais 115 votos do que na eleição anterior e com menos 5.970 votos do que o PSD, pequena recuperação que se esfumou agora na eleição 1 de Outubro.

A título de curiosidade, apresenta-se de seguida a constituição da vereação da Câmara de Mafra que resultou da eleição de 1993, ano em que a diferença de votos nos dois partidos foi menor.

José Maria Ministro dos Santos (PSD)
José Manuel Portela Tomás (PS)
Gil Ricardo Sardinha Rodrigues (PSD)
José Joaquim Ferrão da Costa Pinheiro  (PS)
Joaquim Filipe Abreu dos Santos (PSD)
José Manuel Pires Pereira (PS)
Maria Helena D.M. Rodrigues Abreu (PSD)

Desconhecemos o que se terá passado durante este mandato, sendo certo que nas eleições seguintes o PSD descola para os valores que o gráfico testemunha. Esta lista mostra também que há gente que fez da política profissão.

Siga-nos nas redes sociais

Artigos Relacionados