Mafra | Dia das Bandeiras Verdes 2017 [Imagens]

Ashampoo Snap 2017.09.27 17h25m41s 037

As Bandeiras Verdes invadiram hoje o parque Parque Desportivo Municipal Eng.º Ministro dos Santos para celebrar, precisamente, o Dia das Bandeiras Verdes 2017. Este ano, Mafra foi o município escolhido para acolher esta cerimónia.

São 13 os municípios com mais de 20 escolas galardoadas. Os 3 com mais eco-escolas são:

1º – Sintra com 37 escolas
2º – Vila Nova de Gaia com 46 escolas
3º – Torres Vedras com 37 escolas

O Município de Mafra conta com 15 eco-escolas.

Em 1996 a Associação da Bandeira Azul da Europa (ABAE) criou esta iniciativa que “tem como principal objetivo encorajar ações das escolas em matéria de Educação Ambiental para a Sustentabilidade, e reconhecer o trabalho de qualidade por elas desenvolvido nesse âmbito.”

Na cerimonia desta manhã discursaram, Hélder Silva, o presidente da Câmara do município anfitrião, José Archer da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE),  Helena Gil da Direção-Geral da Educação (DGE) e o Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins.

O secretário de estado afirmou que “ Confiamos muito no futuro e confiamos muito no futuro porque temos aqui uns jovens que em termos de cidadania são seguramente os principais agentes de um futuro risonho e os principais autores de que esse futuro seja garantido“ acrescentou ainda que “Os sucessos do presente não é garantia de sucessos no futuro é preciso continuar a trabalhar”.
Afirmou ainda que “O que temos de melhorar é essencialmente o comportamento de cada um dos nossos 10 milhões de cidadãos, um exemplo é que ainda só temos um terço dos portugueses a fazer a recolha selectiva das embalagens como deve de ser, o outro terço ainda faz com muitas deficiências e há um terço que ainda n faz nada. “

Antes da entrega de prémios referentes a 2016/2017 fez-se a apresentação dos resultados e foram revelados alguns pormenores sobre a próxima edição.

Entre as escolas premiadas encontrava-se a escola EB1 da Venda do Pinheiro com o seu “Super Tomatolas”.

Depois da entrega de prémios a cerimonia terminou com o hstear simbólico das Bandeiras Verdes das 15 Eco-Escolas do concelho de Mafra.

  • Ashampoo Snap 2017.09.27 17h16m29s 005
    Siga-nos nas redes sociais

Leia também