Autárquicas 2017 – Entrevistas aos candidatos à Junta de Freguesia da Ericeira

Candidatos Junta de Freg de Ericeira1

Sendo estas as forças políticas com trabalho continuado no concelho ao nível das freguesias, o Jornal de Mafra decidiu entrevistar os cabeças de lista do PSD, PS, CDU e da coligação CDS/PPM/MPT, às freguesias ou Uniões de Freguesia de Mafra, Ericeira, Malveira e S. Miguel de Alcainça, e Venda do Pinheiro e Santo Estêvão das Galés.

O PSD não respondeu aos pedidos de entrevista que lhe dirigimos. Por razões alheias ao JM, não foi possível entrevistar os candidatos da CDU e da coligação CDS-PP/PPM/MPT, à Freguesia da Ericeira.

 

 PS – Ana Ivo da Silva
Ashampoo Snap 2017.09.23 16h32m59s 003
Como é que avalia o actual mandato do actual presidente da Junta de freguesia de Ericeira?

Pessoalmente, não tenho nada contra ele. Relativamente ao seu trabalho à frentes da junta, tem tido algumas falhas, nomeadamente no que toca à limpeza das ruas e à não distribuição dos sacos dos dejectos dos animais. Em termos positivos, deu mais ênfase às festas e às tradições da Ericeira, embota, a meu ver, ainda de uma forma insuficiente, pois o desenvolvimento da freguesia está mais ligado à construção do que à parte humana.

Quais são os pontos fracos e os pontos fortes da freguesia de Ericeira?

O ponto fraco da freguesia é o facto de a Ericeira estar a cerca de 40 quilómetros da capital do país e ter pouco turismo. Há muita gente na rua, há, mas é necessário diversificar a oferta turística, de modo a que não esteja quase só ligada ao surf. O surf é muito importante, mas a junta deveria dinamizar mais as muitas potencialidades turísticas da freguesia. Temos o mar, temos um clima muito peculiar, temos a gastronomia, temos as tradições da terra e isso está a ser pouco dinamizado. Por exemplo, a feira dos alhos deverá ser uma tradição a retomar.

Quais são os principais pontos do seu programa de candidatura?

Estou centrada no bem-estar das pessoas. Pagamos os nossos impostos, e esses impostos devem ser utilizados exclusivamente para o bem dos fregueses. Assim, sendo a Ericeira uma freguesia muito envelhecida, havendo poucos locais onde os pais que trabalham possam deixar as crianças, estes serão dois pontos onde me centrarei mais. Também a limpeza das ruas será uma das minhas prioridades, e não falo só da vila da Ericeira, falo da freguesia toda, pois a freguesia não é só a vila. Comigo, a junta de freguesia será direccionada para as pessoas, sempre com as pessoas e o mais próximo delas que seja possível.

Quais serão as suas prioridades à frente da junta?

Para responder com honestidade a essa pergunta, terei de ver, lá dentro, como é que está situação da junta de freguesia. Os dinheiros, os funcionários, a distribuição de tarefas, e só depois de saber com que linhas me coso, posso estabelecer prioridades.

Sabe qual é o orçamento da freguesia para 2017?

Sei. Sei até ao cêntimo. 704 543 €, este é o orçamento da freguesia da Ericeira para 2017.

Leia também