17 MAI 2017 | Curtas | JM

Dia Mundial da Internet
Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu o dia em Janeiro de 2006 e a data “visa fazer uma reflexão sobre as potencialidades e desafios das novas tecnologias na vida dos cidadãos.”

 

Dia Mundial da Hipertensão
O dia é celebrado desde 2005 sendo o “objetivo deste Dia Internacional da Hipertensão é combater o flagelo da hipertensão.”
Cerca de 40% da população portuguesa é hipertensa. A hipertensão é uma doença crónica, que pode ser reversível, desde que se adotem hábitos de vida saudáveis. A tensão arterial elevada afeta cada vez mais a população jovem.
Os valores ideais situam-se nos 120/80 mm Hg (milímetros de mercúrio). Sendo que acima de 140/90 mm Hg já se considera uma situação de hipertensão.

 

Dia Mundial das Telecomunicações
Foi em 17 de maio de 1865 que a União Telegráfica Internacional foi criada e se assinou a primeira Convenção Telegráfica Internacional.
“Os objetivos da data passam por celebrar o progresso nas tecnologias de informação e por chamar a atenção das pessoas para as mudanças que acontecem na sociedade, com o poder da internet e das restantes formas de telecomunicação.”

 

Dia Mundial da Pastelaria
Esta celebração não é oficial e foi criado, na internet, por um grupo de pessoas com o  objetivo de “celebrar a alegria de confecionar doces, fazendo um bolo para alguém especial (sogra incluída). Mesmo quem nunca fez bolos, bolachas ou outros doces consegue divertir-se com a experiência, a solo ou acompanhado. A ideia da efeméride é juntar as pessoas pelo paladar, fazendo com que agradeçam a presença e a amizade uma das outras por intermédio da comida.”

 

Dia Internacional de Luta contra a Homofobia e a Transfobia
A data escolhida, 17 de maio, esta associada ao facto de neste dia, em 1990, se ter retirado a homossexualidade da Classificação Internacional de Doenças da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Este é um dia de “consciencialização civil para a discriminação das pessoas homossexuais, transexuais e transgêneros.”

 

Pub

Achou este artigo interessante, partilhe-o com os seus amigos!

VISITE TAMBÉM A PRIMEIRA PÁGINA DO JORNAL DE MAFRA

Partilhe com os seus amigos!